Docentes – PPGF – Programa de Pós-Graduação em Física – PPGF
Docentes – PPGF 2018-02-26T11:27:18+00:00

Docentes

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Atualmente é professor universitário e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, atuando principalmente nos seguintes temas: magnetic excitations, spin waves, resonance ferromagnetic, multilayers metallic, magnetic anisotropy and magnetoresistance.

Email: 

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1976) e doutorado em Física pela University of Oxford (1980). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Diretor do Instituto Internacional de Física da UFRN. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em Sistemas Eletrônicos Fortemente Correlacionados e Supercondutividade, atuando principalmente nos seguintes temas: Supercondutividade de Alta Temperatura, Sistemas Quasi-unidimensionais, Grupo de Renormalização Funcional, Teoria de Muitos Corpos e o Regime de Mott.

Email: 

Graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973),mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1977) e doutorado em Física Teórica – University of Oxford (1985), Pós-Doutorado em nanomangetismo, University of Colorado (1991), Pós-Doutorado em nanoferroeletricidade, University of Colorado (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e líder do Grupo de Magnetismo e Materiais Magnéticos, que inclui pesquisadores dos departamentos de física, farmácia e medicina, bem como estudantes dos departamentos de física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e de farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos, Propriedades Magnéticas e Aplicações, atuando principalmente em duas áreas: 1-fases e excitações de sistemas magnéticos nano-estruturados (multicamadas magnéticas, filmes magnéticos finos e nano-partículas magnéticas, defeitos de interface, paredes de domínio, excitações de paredes de domínio, vórtices de nano-elementos ferromagnéticos, efeito magnetocalórico, e histerese térmica, com patente de invenção no desenvolvimento de sistemas para hipertermia magnética); 2-aplicações biomédicas de sistemas magnéticos (formulações de antibióticos para vetorização magnética, com patentes de invenção em sistemas micro-métricos para vetorização magnética de antibióticos para o combate de infeccões por helicobacter pylori, e sistemas nanométricos para vetorização magnética por via intravenosa de antibióticos para combate a infecções por stafilocolcus aureus).

Email: 

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutorado em Física pela mesma Universidade (2007). Atualmente é professor Adjunto I, com Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde desenvolve pesquisa em Astrofísica Estelar. Tem experiência na área de Astronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: abundâncias químicas, nucleossíntese estelar, evolução estelar, espectroscopia estelar, magnetismo estelar e exoplanetologia.

Email: 

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999). Realizou estágio de pós-doutoramento na University of Western Ontario no Canadá (2000/2001) e no Trinity College Dublin (2013). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em materiais magnéticos e propriedades magnéticas de sistemas periódicos e quasiperiódicos.

Email: 

Possui mestrado em Theoretical Physics – Lomonosov Moscow State University (2003), doutorado em Theoretical Physics – Lomonosov Moscow State University (2006) e doutorado em Física – Rutgers, The State University of New Jersey (2008). Atualmente é professor titular visitante da longa duração – International Institute of Physics, UFRN . Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física das Partículas Elementares e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria de cordas, holografia, física matematica, teoria de nós.

Email: 

Dory Hélio Aires de Lima Anselmo concluiu o Doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1999. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Publicou 25 artigos em periódicos especializados e 7 trabalhos em anais de eventos. Participou de 9 eventos no exterior e 17 no Brasil. Orientou 4 trabalhos de iniciação científica na área de física. Recebeu 1 prêmio e/ou homenagem. Entre 2002 e 2005 participou de 3 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 2 destes. Atualmente participa de 2 projetos de pesquisa, sendo que coordena 1 destes. Atua na área de Física, com ênfase em materiais magnéticos, propriedades magnéticas e ultimamente tem se dedicado à pesquisa em estatísticas generalizadas. Em suas atividades profissionais interagiu com 23 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Superlattices, spin waves, super-redes, optical phonons, ondas de spin, localization, multifractals, anisotropy, e estruturas quasiperiodicas.

Email: 

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 1971), Mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ, 1975) e Doutor em Física pela University of Essex (Inglaterra, 1980). Fez estágios de pós-doutorado no International Centre for Theoretical Physics (Trieste, Itália) em 1982 (status de Visiting Scientist), na University of Western Ontario (London-Ontario, Canadá) em 1991/92 (status de Senior Visiting Fellow), e na Harvard University (Cambridge-MA, Estados Unidos) em 1995/96 (status de Visiting Scholar). Foi Visiting Professor na University of Western Ontario (Canadá) em 2003, na Boston University (Estados Unidos) em 2006, e no ETH-Zürich (Suiça) em 2008. Atualmente é Professor Titular da UFRN, onde já exerceu o cargo de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (1987-1991), e Pesquisador nível 1A do CNPq. Juntamente com o Prof. M.G. Cottam, publicou o livro Polaritons in Periodic and Quasiperiodic Structures (Elsevier-Amsterdam, 2004). Atua principalmente nas áreas de Física da Matéria Condensada e Física Biológica.

Email: 

Possui graduação em Física Bacharelado (2003), mestrado em Física (2005) e doutorado em Física (2009) pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS. Realizou estágio de pós-doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro (04/2009 – 08/2009). Atualmente, é professor adjunto IV do Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN. Tem experiência em Física da Matéria Condensada (Experimental), atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica de magnetização em nanoestruturas, com ênfase em ruído Barkhausen e magnetoimpedância, hipertermia magnética, nanofabricação, filmes finos ferromagnéticos, pós, fitas e aços elétricos.

Email: 

Professor Titular da UFRN. Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP-1990), é Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-1983) e Mestre em Física (USP-1986). Realizou estágio de Pós-Doutorado na University of Maryland, EUA (1994). Foi bolsista FAPESP (Mestrado e Doutorado), CNPq (Pós-Doutorado e PQ). Tem desenvolvido pesquisas em: Física, com ênfase em Física Estatística, Termodinâmica e Matéria Condensada: Matemática Aplicada, com ênfase em Modelagem de Sistemas Complexos; Física Ambiental, com ênfase em Física do Clima. Membro dos Programas de Pós-Graduação em Física da UFRN (PPGF – Conceito 6) e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), programa nacional em rede da SBF-CAPES, Polo UFRN. Foi Coordenador do PPGF-UFRN e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas (PPGCC – Conceito 4) da UFRN, do qual foi o proponente principal. Membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Orientador de Mestrado e de Doutorado.

Email: 

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1974) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1980). Bolsista de Produtividade do CNPq no período 1983 até Fevereiro de 2009. Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco e Professor Visitante do Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, Física Estatística e Sistemas Complexos atuando principalmente nos seguintes temas: simulacao computacional, sistemas desordenados, transições de fase, modelos de spin, modelos de sistemas dinâmicos de não-equilibrio.

Email: 

Possui graduação em Instituto de Fisica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), graduação em Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). É professor adjunto no Departamento de Biofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de sistemas dinâmicos, redes e teoria da percolação. Gilberto divide seu tempo entre pesquisa em exploração de petróleo, especialmente em sísmica. Ademais aplicações da Física na área biológica, com ênfase em Ecologia Teórica e assuntos variados envolvendo Estatística.

Email: 

Prof. Jacopo Viti recebeu seu PhD em 2012 na SISSA em Trieste (Itália). Trabalhou por dois anos na Ecole Normale Superieure de Paris em Paris (Franca) como bolsista do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e no periodo 2014-2016 completou um segundo pos-doutorado no Instituto Max Planck for the Physics of Complex systems em Dresden (Alemanha). A atividade de pesquisa do Prof. Jacopo Viti é focada na física dos sistemas quânticos em baixa dimensão. Seus principais interesses são os sistemas fora do equilíbrio (quantum quenches) e os problemas de transporte de energia e carga elétrica. Jacopo também estuda tópicos de física matematica como a teoria de campo conforme (CFT) e a solução exata de modelos de redes.

Email: 

Graduação: Bacharel em Fisica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1976); Mestrado: Geofísica pela Universidade de São Paulo (1986); Doutorado: Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1995). Atualmente é Professor Colaborador Voluntário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolve pesquisa na área de Física Teórica, com ênfase em Gravitação e Cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: 1) Problema de Equivalência na Relatividade Geral [Classificação de Segre]; 2) Estatística não Extensiva em Plasma e Astrofísica; 3) Energia Escura; 4) Teorias de Gravidade Modificada.

Email: 

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992), mestrado em Físca da Matéria Condensada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência em computação de alto desempenho em geofísica do petróleo e na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação numérica e vidros de spins. Desde Março 2016 é coordenador do subprograma interdisciplinar EaD do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na UFRN.

Email: 

Graduação em Física e Mestrado em Astrofísica pela UFRN (1994). Doutorado em Astrophysique et Techniques Spatiales na Université Paul Sabatier, IRAP, Toulouse, France, (1999). Desde 2005 é professor da Dep. Física da UFRN. Foi professor visitante do IAS, de lUniversité Paris-Sud, Orsay, França (Agosto de 2013), do IRAP, lUniversité Paul Sabatier (IRAP em 2014), e do IPAG de lUniversité de Grenoble (Maio de 2015) e “visiting scholars” do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics (CfA, Harvard Univsersity), Cambridge, US (set. 2013 a Set. 2015), onde permanece como pesquisador associado. Experiência na área de Astrofísica Estelar, com ênfase em Estrutura e Evolução estelar, atuando principalmente nos seguintes temas: Estrelas Análogas solares, Magnetismo Estelar e Solar, Rotação estelar e Evolução química. Caracterização de estrelas centrais de exoplanetas. Aprovou projetos de Cooperação internacional CAPES/FCT e CAPES/COFECUB (até 2018) e projetos UNIVERSAL/CNPq, sendo o último com vigência Dez-2015. Na Astrofísica Observacional utilizou diversas configurações instrumentais em grandes (2.2-10m) telescópios (VLT@ESO, 3.6@ESO, Keck, Gemini, CFHT, TBL, SUBARU) . Em 2014 foi a agraciado com a medalha de Mérito cientifico Cultural ?Câmara Cascudo” pela ALRN. Publicou mais de 45 artigos Qualis-A em revistas internacionais arbitradas, sendo várias Letters. Importante atuação na formação de novos pesquisadores (graduação, pós-graduação, pós-doutorado), além de uma contribuição em divulgação científica, com mais de 40 destaques na mídia nacional e internacional 2013 a 2016 e mais de 500 media press clippings em 2013, 2016. Cinco press releases dos observatórios Subaru, CFHT, ESO e CfA-Harvard. Pesquisa com destaque na pagina do CfA da Universidade de Harvard em Julho de 2014 Dezembro de 2014 e Março de 2016.

Email: 

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (1984), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (1987) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Atualmente é professor Titular da UFRN. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Magnetismo e Materiais Magnéticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Materiais Magnéticos, Epecroscopia Móssbauer, Materiais Nanoestruturados e Propriedades Físicas de Minerais.

Email: 

É graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1976), Mestre em Astronomia pelo Observatório Nacional (1980) e Docteur ès Sciences – Université de Genève (1990). Efetuou estágios de Pós-Doutorado no Observatoire de Genève e na Université de Montpellier. Foi professor visitante da Université de Montpellier e Astrônomo Adjunto do Observatoire de Nice. Foi Presidente da Sociedade Astronômica Brasileira (1997-2000) e Presidente da Comissão Brasileira de Astronomia (2002-2005). Membro do Comitê Assessor Física-Astronomia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2005-2009). Coordenador Geral do INCT de Estudos do Espaço, É Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Membro Titular do Conselho Científico do Instituto Internacional de Física de Natal. No contexto científico, desenvolve atividades em Astronomia e Astrofísica Estelar, com ênfase nos seguintes temas: espectroscopia e fotometria estelar, rotação estelar, magnetismo estelar, nucleossíntese estelar, multiplicidade estelar e exoplanetologia.

Email: 

A Dra. Laura T. Corredor Bohórquez tem bacharelado em Física pela Universidad Nacional de Colombia, mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorado em física pela Universidad Nacional de Colombia. Fez um Pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde trabalhou com filmes finos supercondutores voltados para o design de supercondutores artificiais. Trabalhou como pesquisadora post-doc no Leibniz Institute for Solid State and Materials Research Dresden – IFW Dresden, Alemanha, onde desenvolveu pesquisas em sistemas magnéticos frustrados, com ênfase em caracterização termodinâmica e magnética. Atualmente é professora do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No curso da sua carreira acadêmica tem se comprometido com o desenvolvimento de novos materiais projetados para o entendimento de mecanismos básicos. Isto inclui monocristais supercondutores e magnéticos, nano-compostos, sistemas policristalinos e filmes finos, participando tanto da sua síntese como da sua caracterização.

Email: 

Possui graduação em Física Bacharelado Habilitação Em Pesquisa Básica pela Universidade de São Paulo (2000) , mestrado em Física Teórica São Paulo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Física Teórica São Paulo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor da Escola de Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do Rio Gande do Norte. Tem experiência na área de Física Teórica, com ênfase em Gravitação, Mecânica Estatística e Eletrodinâmica Clássica, atuando nos seguintes temas: cosmologia, relatividade geral, equações de estado, sistemas estatísticos com interação e extensões da eletrodinâmica de Maxwell.

Email: 

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1975), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1981) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1985). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Equação de Estado, Equilíbrio de Fases e Transições de Fase, atuando principalmente nos seguintes temas: statistical mechanics, self-organized criticality, thermostatistics, cont_bouchaud stock market model e financial markets, problemas de difusão, networks.

Email: 

Bacharel em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Mestre em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Doutor em Física pelo Trinity College Dublin (2011). Realizou estágio de pós-doutorado no Max Planck Institut für Polymerforschung em Mainz (2011-2014). Desde janeiro de 2014 é professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenador do Curso de Bacharelado em Física (2016- ). Líder do Grupo de Transporte em Nanoestruturas no DF/UFRN, onde orientou uma dissertação de mestrado (2014-2016) e supervisionou dois estágios de pós-doutorado (2015-2016, 2016-2017). Atualmente orienta três estudantes de Iniciação científica (2016- ), uma dissertação de mestrado (2015- ) e duas teses de doutorado (2016-, 2017- ). Tem experiência na área de Física Estatística e Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação computacional, método Monte Carlo, dinâmica molecular, transporte térmico e eletrônico em nanoestruturas.

Email: 

(G. M. Viswanathan) é Professor Titular Livre de Física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Antes foi professor por mais de uma década na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui graduação em Física (Oxford University, 1992), mestrado e doutorado em Física (Boston University, 1997). Em 2011 publicou o livro, de sua co-autoria, The Physics of Foraging (Cambridge University Press, 2011). É autor do artigo mais citado da UFRN e da UFAL na Web of Science Core Collection. Conjuntamente, seus artigos foram citados mais de 3000 vezes. Participa da organização, pela SBF, do Encontro de Física de 2016. Seu blog sobre ciência já teve mais de 12000 acessos: gandhiviswanathan

Email: 

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999). Atualmente é Professor adjunto 4 da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Também é revisor dos Journal of Physics D. Applied Physics (0022-3727), Journal of Optics. A, Journal of Physics. Condensed Matter, Physical Review Letters, Physical Review B e Physical Review E. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Super Redes Semicondutoras e Dielétricas, atuando principalmente nos seguintes temas: polaritons, quasi-cristais, super-redes e multicamadas.

Email: 

Possui Doutorado em Física pela UFSM (2007). Atualmente é Professor Adjunto do DFTE na UFRN. Participa de três grupos de pesqusa situados na UFRN, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – Rio de Janeiro e na UFSM. Junto a UFRN coordena e colaboradora em projetos de pesquisa ligado a área Física Experimental e Engenharia de Materiais. Tem experiência na área de Física Experimental (Matéria Condensada), com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Magnetic Dynamics, Magnetic Multilayers, FMR, GMI e Magnetic Thin Films, Magnetron Sputtering, Low damping parameter systems.

Email: 

Dr Morales possui graduação em Física pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Lima-Peru), mestrado e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (Rio de Janeiro-Brasil). Tem experiência na área de Física da materia condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência dos materiais, fluidos magnéticos, aplicações do magnetismo na medicina, blendas de polímeros. MAIS INFORMAÇÃO EM: – Marco Morales Torres – GMNS

Email: 

Possui graduação em Física – Universite Blaise Pascal Clermont Ferrand (2001), mestrado em Astrofísica – Universite de Toulouse III (Paul Sabatier) (2003) e doutorado em Astrofísica – Universite de Toulouse III (Paul Sabatier) (2006). , atuando principalmente nos seguintes temas: stars: abundances, stars: interiors, stars: oscillations, turbulence e exoplanet-hosts stars.

Email: 

Possui mestrado em Física Teórica pela Universidade de Nápoles, Itália, (1974) e doutorado em Física Teórica pela Universidade de Edmonton (Alberta, Canada) (1979). Foi Professor Titular de Física Teórica no Departamento de Física da Universidade de Pérugia, Itália, até 1/07/2012 (ano de aposentamento na Italia). Foi Professor Visitante de longa duração no CNLS dos Laboratórios Nacionais de Los Alamos (Novo México, U.S.A.), no Centro de Física Teórica do M.I.T. (Cambridge, Ma., U.S.A.) e no Perimeter Institute of Theoretical Physics (Waterloo, Ont. , Canada). Atualmente é Professor Titular Visitante de longa duração do Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Natal. Tem experiência na área de Física Teórica, com ênfase em Física dos campos quânticos e informação quântica. Desde Março 2013 é titular de uma bolsa de produtivitade em pesquisa do CNPQ.

Email:

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2006) e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Trabalhou como pesquisador pós-doutor no Institute for Photonic Sciences de Barcelona e nos institutos de fìsica das Universidades de Freiburg e Colônia. Atualmente é pesquisador e professor titular visitante (tenure-track) do Instituto Internacional de Física em Natal (RN) no qual é líder do grupo de pesquisa “Informação Quântica e Fundamentos da Mecânica Quântica”. Tem experiência na área de física e aprendizagem de máquina, com ênfase em computacão e informacão quântica, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias de gauge, emaranhamento, não-localidade quântica, sistemas quânticos abertos, fundamentos de mecânica quântica, inteligência artificial, modelos causais.

Email: 

Doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) com estágio de Pós-doutorado no Observatório Nacional/MCT(Rio de Janeiro – RJ) em 2005-2006. Atualmente é professor adjunto 3 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística não-extensiva e aplicações, termodinâmica fora do equilíbrio e cosmologia.

Email: 

Possui mestrado em Física – Scuola Normale Superiore (1997) e doutorado em Fisica – Scuola Normale Superiore (2000). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física das Ondas Gravitacionais. Fez pós-doutorado na U. de Helsinki (Finlândia) entre 9/2001 e 8/2003, U. de Genebra (Suíça) entre 10/2003 e 10/2008, U. de Urbino (Itália) entre 11/2008 e 11/2012, foi Jovem Pesquisador no IFT da UNESP em São Paulo entre 3/2013 e 9/2016 e desde 10/2016 é professor visitante no International Institute of Physics na UFRN em Natal (RN).

Email: 

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004), doutorado pela University of British Columbia (2008) e pós-doutorado pelo Kavli Institute for Theoretical Physics. Atualmente é professor titular visitante de longa duração do International Institute of Physics, UFRN. Tem experiência na área de Física, com ênfase em teoria da Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica de sistemas unidimensionais, modelos de impurezas quânticas e líquidos de spin.

Email: 

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em Férmions Pesados, Quase-Cristais e Materiais Nanoestruturados.

Email: 

Prof. Tommaso Macrì recebeu seu PhD em 2011, SISSA em Trieste (Itália). Trabalhou por dois anos no Instituto Max Planck para a Física de Sistemas Complexos em Dresden (Alemanha) como Guest Scientist. Em 2014 ele obteve uma posição de joint postdoc entre o instituto QSTAR em Florença e o Instituto Max Planck de Óptica Quântica em Munique. Desde março 2015 Tommaso faz parte do Departamento de Física da UFRN em Natal como professor adjunto. A atividade de pesquisa do Prof. Tommaso Macrì é focada na física dos átomos ultrafrios . Seus principais interesses são os sistemas com interações de longo alcance (átomos de Rydberg , átomos dipolares e moléculas polares) e suas aplicações na tecnologia e simulação quântica. Tommaso também pesquisa a dinâmica dos modelos relativisticos com átomos ultrafrios confinados em armadilhas ópticas.

Email: 

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000). Foi professor adjunto 3 da Universidade Federal do Piauí (2002-2006), e atualmente é adjunto 4 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), bolsista pesquisador ii do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Física. Tem experiência na área de Física da matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades críticas, transição de fase, processos epidêmicos, sistemas de não equilíbrio, sistemas magnéticos, proteinas, transporte eletrônico de DNA e biofísica.

Email: